Esta documentação tem como objetivo ensinar os primeiros passos a utilizar a ferramenta de armazenamento e visualização de imagens na nuvem.
Para iniciar o uso, será encaminhado um e-mail ao administrador da Conta principal(Parceiro) que irá gerenciar todos os dados vinculados a esta conta. Sendo assim, logado na sua conta de e-mail, busque na caixa de entrada ou Span o e-mail com o título "Bem vindo à D-Guard Cloud".
Assim que aberto este e-mail, estará o link para cadastro da senha de usuário de acesso ao D-Cloud, basta copiar e colar no navegador de sua preferência ou então clicar em cima do link para abrir uma nova guia com a página de criação desta senha.
Uma vez com a página de criação de senha aberta, insira a nova senha e confirme-a no campo seguinte. Para finalizar este cadastro, clique em "SALVAR" que desta forma a página ira carregar automaticamente a página de login do D-Cloud.
Na página de login, insira o endereço de e-mail que foi recebido o link de criação da senha e a senha recém cadastrada. Você pode clicar em "ENTRAR" para seguir para a página inicial, ou então pressionar a tecla ENTER do seu teclado.
A pagina que será direcionado irá mostrar o mapa mundial com o intuito de mostrar quais regiões do nosso globo possuem câmeras vinculadas a conta em questão logada.
Na borda superior e na borda esquerda possuem os menus de navegação. Neste primeiro momento iremos explorar a borda superior em "Clientes", clicando sobre e depois selecionando na lista que se apresentará a opção "Clientes", ou até mesmo clicar em "Adicionar Cliente".
Neste momento será necessário inserir os dados do cliente que estão sendo exibidos na tela. Importante salientar que os campos são todos obrigatórios.
*Clientes são pessoas físicas ou jurídicas que contrataram o serviço Cloud do parceiro e que terão acesso a somente as câmeras próprias.
Os dados cadastrais são informações básicas e que não exigem tanto conhecimento técnico para poder preenche-los. No entanto em "Informações adicionais" teremos os seguintes parâmetros a se ter conhecimento:
Exibir botão de pânico no app (iOS/Android)? - Sim/Não: Irá disponibilizar um botão para gerar uma notificação de pânico pelo celular quando logado no aplicativo;
Receber evento de pânico na conta: Disponível apenas para usuários que possuem acesso em mais de uma conta Parceiro;
Cliente recebe alertas de status de câmeras? Sim/Não: Enviar por e-mail o status das câmeras, quando ficar offline ou reconectar e quando o usuário deste Cliente é ADMIN.
Desabilitar a visualização de gravações? Sim/Não: Possibilidade de ver a gravação das câmeras e quando o usuário é COMUM.
Assim que os campos estiverem devidamente preenchidos e configurados, basta clicar no botão Salvar.
O próximo passo é cadastrar um usuário para esta conta ou então cadastrar uma câmera. Neste guia iremos seguir pelo cadastro de Usuário, clicando na aba "Usuários", logo que modificar, clique no botão "+ Adicionar usuário" para abrir o cadastro de usuários.
Na janela que abrirá, você irá inserir, primeiramente o e-mail de acesso do "usuário cliente", depois irá concluir o cadastro inserido nome, número de telefone, suas permissões de admin ou comum desta conta cliente e se deseja CANCELAR o envio de e-mail com status da câmera indicando Sim ou Não.
Depois de efetuado o cadastro, é enviado um e-mail ao cliente e com isto um e-mail de criação de senha, o mesmo e-mail que recebemos.
Agora, para finalizar, faremos o cadastro da câmera dentro da plataforma. Sendo assim, ainda com o cadastro deste cliente aberto, clique na opção Câmera. E depois no botão "+ Adicionar câmera".
Na janela que se sucede, informe qual tipo de câmera será adicionada - Câmera de cliente(com custo) e Câmera de testes(grátis). Dependendo de qual escolher alguns campos ficarão bloqueados e isto acontece principalmente para opção de Teste. Focaremos na opção Câmera de cliente para ver os campos que deverão ser preenchidos.
Informe qual é o cliente que será vinculado a esta câmera, inclua o nome, qual a resolução, FPS, dias de gravação e o endereço.
* Lembre-se de colocar os dados de acordo com o que foi contratado para não haver divergência de valores cobrados na fatura.
O último processo será adicionar os dados de conexão, no exemplo a seguir usaremos um DVR para poder indicar o canal que será utilizado.
Insira qual o fabricante, o modelo de equipamento, o DDNS ou IP fixo, Porta RTSP, Usuário, Senha, Stream e Canal em caso de DVR.
OBS: Os codecs de transmissão deverão estar em H264 e para uma melhor performance na recepção das imagens, segue abaixo a recomendação da configuração dos streams:
|
|
|
|
|
|
Tipo de Bit Rate = Constante/CBR
| Tipo de Bit Rate = Constante/CBR
|
Taxa de bit rate Máxima = 945
| Taxa de bit rate Máxima = 256
|
Compressão de vídeo = h.264
| Compressão de vídeo = h.264
|
Assim que for Salvo, o D-Cloud irá informar o status de conexão e assim será possível verificar se conectou ou não.